Fotografia: DR

Entre os hospitais das Misericórdias é o de Vila Verde que tem mais “excelências clínicas” de nível máximo

Duas estrelas de “excelência clínica” nível III.

Nuno Cerqueira
5 Dez 2018

O Hospital da Misericórdia da Santa Casa de Vila Verde, distrito de Braga, é a unidade de saúde no país, entre os hospitais das Misericórdias, o que obteve maior número de “excelências clínicas” de nível máximo (III).

Segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), após a primeira avaliação de 2018 do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), são seis as “estrelas” de “excelências clínicas” que o Hospital de Fão obteve: Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ortopedia (Artroplastias Totais da Anca e do Joelho) , Ginecologia e Ortopedia (Tratamento Cirúrgico da Fratura Proximal do Fémur).

A avaliação envolveu 159 estabelecimentos se saúde – que representam praticamente todo o universo de prestadores de natureza hospitalar – sendo que 124 (78%) participaram na avaliação da dimensão da “Excelência Clínica” e 112 (90%) destes conseguiram, segundo a ERS, a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação.

Para além do Hospital de Vila Verde, também os hospitais das Misericórdias de Fão, Fafe, Riba de Ave (Famalicão) e Póvoa de Lanhoso obtiveram “estrelas” de “excelência clínica”.

O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up