Vídeo: Nuno Cerqueira

Na freguesia de Mar.

Nuno Cerqueira
25 Abril 2019

 

O corpo de um cetáceo, ao que tudo indica uma baleia anã, deu à costa, hoje de manhã, no concelho de Esposende, no Parque Natural do Litoral Norte.

O alerta foi dado por um popular que realizava exercícios de manutenção física na zona dunar da freguesia de Mar São Bartolomeu, quando avistou, na zona de rebentação das ondas, a baleia.

De imediato foi dado o alerta para os Bombeiros Voluntários de Esposende, que por sua vez passaram o caso à Proteção Civil de Esposende, que juntamente com a Polícia Marítima estiveram no local.

Uma bióloga tem foi acionada, para registo do achado, que entanto será removido do local pelos serviços da Câmara de Esposende

Segundo apurou o Diário do Minho, a baleia-anã é a mais pequena das baleias de barbas, podendo atingir os 10 metros de comprimento.

«O corpo é alongado, com a cabeça pontiaguda e a barbatana dorsal alta e curvada. Quando vem à superfície é possível o espiráculo e a barbatana dorsal ao mesmo tempo. As barbatanas peitorais têm uma mancha branca na base», lê-se no sítio das Berlengas, local onde é comum ver este cetáceo que “escolheu Portugal” para residir.

Este foi o terceiro achado no espaço de um mês na costa do Minho, depois de dois golfinhos terem dado à costa em Afife (Viana do Castelo) e Belinho (Esposende).

Foto: Nuno Cerqueira


Outros Vídeos

Scroll Up