Fotografia: Lusa / Pedro Sarmento Costa

Afluência de 11,56% até às 12h00, com voto de protesto em Montalegre

Boicote em Montalegre.

Redação / NC
26 Mai 2019

A votação para o Parlamento Europeu que decorre desde as 08:00 em Portugal registou, até às 12:00, uma afluência às urnas de 11,56%, numa manhã calma, apesar do protesto numa freguesia de Montalegre, distrito de Vila Real.

A percentagem de afluência deste ano é inferior à das últimas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em 2014, que, à mesma hora, se cifrava em 12,14%.

Os líderes políticos e partidários apelaram ao voto dos portugueses, que hoje elegem os 21 deputados nacionais para o Parlamento Europeu, enquanto o presidente da República, que já havia apelado ao voto, mostrou-se ao final da manhã “muito preocupado” com os níveis de participação nestas eleições europeias, admitindo ser uma “péssima notícia” se as taxas de votação ficarem entre os 20 e os 25 por cento.

“Penso que [os portugueses] devem fazer um esforço [para votar] porque, como eu disse, seria realmente uma péssima notícia chegar a números de votação na ordem dos 20 a 25 por cento”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, após votar em Molares, Celorico e Basto, no distrito de Braga.

Dezenas de populares de Morgade, concelho de Montalegre, estão hoje a fazer um “voto de protesto” contra a instalação de uma mina de lítio a céu aberto nesta freguesia, recusando-se a votar nas eleições europeias.

“Estamos a fazer um voto de protesto, ou seja, recusamos votar porque não concordamos com aquilo que o nosso Governo está a fazer com a nossa terra. Se é este tipo de desenvolvimento que eles querem para o Interior, nós não concordamos”, afirmou Armando Pinto, porta-voz da Associação Montalegre Com Vida.

Cerca de 10,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses ao Parlamento Europeu, numas eleições a que concorrem 17 listas.

Votam para as eleições ao Parlamento Europeu cerca de 400 milhões de cidadãos dos 28 países da União Europeia, que elegem, no total, 751 deputados.





Notícias relacionadas


Scroll Up