Fotografia:

Barcelos já tem 130 “Cabi” a rolar na comunidade académica

Secretário de Estado Ajunto, José Mendes, e vereador da Câmara de Barcelos, Miguel Beleza, presidiram à entrega das “Cabi”.

Nuno Cerqueira
21 Set 2019

As primeiras 130 “Cabi/U-Bike”, as bicicletas que querem ajudar a «mudar mentalidades» foram entregues na passada sexta-feira à comunidade académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) em cerimónia que decorreu em Barcelos.

O projeto do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, integrado no programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, tem «um investimento de 270 mil euros».

As bicicletas, metade elétricas, representam «uma mudança profunda na forma como devemos vivemos nas cidades»,  acrescentando que as bicicletas estão disponíveis para alunos, docentes e não docentes.

Os interessados vão conseguir ficar um semestre com as bicicletas e podem ser usadas dentro e fora dos campi, sendo que o IPCA criou zonas para abarcar as bicicletas e locais para carregar aquelas que são elétricas.

O projeto pretende colocar a comunidade escolar a pedalar, trocar o automóvel por este meio de transporte, «contribuindo para a melhoria da condição física, promoção do bem-estar e da saúde do ambiente».

O vereador da Câmara de Barcelos com a pasta do Mobilidade, José Beleza, referiu que a cidade de Barcelos, assim como o concelho, «tem um conjunto de projetos de mobilidade suave» que visa a esta preocupação de contribuir para a pegada ecológica, nomeadamente um conjunto de ciclovias previstas.

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, também marcou presença na cerimónia de entrega das bicicletas e lembrou o objetivo de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.





Notícias relacionadas


Scroll Up