Fotografia: Arquivo DM

Braga lidera concelhos do Norte nos investimentos em urbanismo

Fundos europeus para cinco municípios do Minho com PEDU aprovado superam os 90 milhões de euros

Joaquim Martins Fernandes
14 Abr 2020

O Município de Braga já realizou mais de 10,3 milhões de euros das verbas que estão garantidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e que apontam para investimentos na ordem dos 22,3 milhões de euros.

O montante executado é o mais elevado dos 29 Municípios do Norte que também têm Planos de Desenvolvimento Urbanos aprovados pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte e que envolvem operações no montante global de 422,5 milhões de euros.

A candidatura apresentada pela autarquia bracarense aponta para um investimento elegível acima de 26 milhões de euros e já garantiu 22,3 milhões, verba poderá crescer para próximo dos 23 milhões.

É o terceiro maior dos 29 PEDU validados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) – o Porto tem um PEDU aprovado no valor de 27,2 milhões de euros e Vila Nova de Gaia viu a CCDR-N validar-lhe um Plano de 30,19 milhões – e, à data de 31 de março de 2020, estava já executado em quase metade do valor absoluto, o que colocou a taxa de execução efetiva em 45,4 por cento.

Já nos dois Municípios com PEDU superior ao de Braga, os números a que o Diário do Minho teve acesso revelam valores bem inferiores aos realizados na capital minhota: o Porto tem uma taxa de execução efetiva de 32,5%, tendo realizado 7,46 milhões de euros; e Gaia tem uma taxa de execução efetiva de 10,7 por cento, tendo apenas investido 2,73 milhões dos mais de 30 milhões do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up