Fotografia: DR

Semana Santa readapta-se ao digital para manter solenidade e amplitude da programação

A programação foi apresentada esta manhã.

Rita Cunha
11 Fev 2021

Em tempos atípicos e na presença de uma pandemia que obriga a cuidados extraordinários, as Solenidades da Semana Santa de Braga realizam-se este ano num formato diferente, recorrendo sobretudo ao online, com o objetivo de chegar a todos os que vivem intensamente este momento de particular relevância na cidade.

A programação, apresentada esta manhã, recorrerá maioritariamente ao digital. Na impossibilidade de se realizarem as emblemáticas procissões nos moldes habituais, à hora de cada uma terá lugar uma transmissão que dará a conhecer a dimensão catequética, a história e os quadros, permitindo conhecer por dentro cada um dos momentos.

Concretamente no que respeita a Procissão da Burrinha, a comissão organizadora irá decorar a Igreja de S. Victor e expor o andor da Nossa Senhora, bem como o da Senhora das Angústias. Através do digital, serão ainda mostrados os quadros desta procissão, um a um.

A Irmandade de Santa Cruz realizará uma exposição na sua galeria – no coro alto e no órgão – dedicada à arte sacra do seu acervo e decorará os andores, como se saíssem em procissão. A Santa Casa da Misericórdia de Braga vai preparar algumas das cerimónias religiosas, dando continuidade aos lausperenes quaresmais (caso haja condições) e preparará as suas igrejas para a realização das cerimónias litúrgicas.

No âmbito cultural, há a destacar um concerto no dia 30 de março, no Altice Forum Braga, com a Orquestra do Norte, para além de exposições e do lançamento de um livro sobre a Semana Santa de Braga com texto de Rui Ferreira e fotografia de Hugo Delgado, no dia 31 deste mês.

Segundo o cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, apesar das contingências, este programa «mantém a amplitude, a dignidade e a solenidade» que caracterizam a Semana Santa de Braga.

O programa poderá ter de ser alterado em função da evolução da pandemia. O mesmo poderá ser consultado através da página oficial da Semana Santa de Braga.





Notícias relacionadas


Scroll Up