Vídeo: Nuno Cerqueira

Grupo de Jovens inova ainda com uma espécie de “take away”: “Uma Porta Uma Cruz”.

Nuno Cerqueira
17 Fevereiro 2021

Quem hoje abrir a caixa do correio na freguesia de Gemeses, no concelho de Esposende, vai ser surpreendido com uma saquinho com cinzas de ramo de oliveira benzidas e uma mensagem de esperança.

A iniciativa é do grupo de jovens de S. Miguel de Gemeses, conhecidos como “Embarca”, e Ricardo Azevedo explica que esta foi uma forma de mostrar às pessoas que «a pandemia não deve ser motivo para cancelar tudo mas sim ter tempo para fazer mais».

«Percebemos que o confinamento causado pela pandemia vai impedir os fiéis de se deslocarem às Igrejas para a celebração de quarta-feira de Cinzas, por isso pôs mãos à obra e vamos disponibilizar uma alternativa para que essa data seja assinalada em casa de cada um», começa por explicar.

Durante os últimos dias o grupo trabalhou para fazer chegar a todas as casas da aldeia as cinzas da quaresma.

«Na caixa do correio as pessoas terão um folheto com um pequeno saco contendo as cinzas de ramos de oliveira abençoadas usadas na tradicional eucaristia de quarta-feira de cinzas. O Embarca quer garantir que todos sejam incluídos e encorajar as famílias a rezar juntas (embora cada um na sua casa) neste dia sagrado», afirma Ricardo, que de passo apressado coordenada a distribuição dos mais de 300 saquinhos que vão chegar às famílias.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

«A ideia proporciona uma oportunidade para começarem a quaresma entendendo e refletindo a importância desse tempo litúrgico. Cerca de 300 sacos serão distribuídos por toda a aldeia, sendo que esperamos que perto de 800 pessoas tenham acesso às cinzas abençoadas, um número muito mais elevado do que aqueles que estariam presentes na eucaristia», frisa.

Este jovem acredita que para muitas pessoas esta pode ser a primeira vez que vivem tal experiência.

«Esta iniciativa partiu da preocupação do Embarca para com os mais isolados que nesta pandemia se veem privados de qualquer contacto e possibilidade de participar nas eucaristias», aponta.

Take Away “Uma Porta Uma Cruz”

Outra iniciativa paralela do grupo é um serviço de entrega de cruzes em madeira para decorar no tempo de Quaresma.

«Preparamos dezenas de cruzes em madeira, prontas a distribuir e a decorar. É muito simples o pedido. Basta enviar uma mensagem para o facebook do Embarca ou Instagram. Também podem ligar para o 966791584. Depois entregamos a cruz na morada indicada, cumprindo todas as regras de higiene em vigor. Não tem custos, emboras as pessoas acabam por dar alguns donativos», conta Ricardo Azevedo.

O Embarca é um grupo de jovens com 34 elementos que tem surpreendido a população com várias iniciativas.

«A pandemia colocou desafios ao grupo. O ano de 2020 parou o grupo, apesar de tentarmos reunir via zoom. Mas entramos em 2021 com vontade de fazer mais, pois a pandemia não pode ser razão para cancelar, mas para fazer mais. Sentimos uma energia e motivação para fazer atividades», apontou Ricardo, que tem unido o grupo em torno do mundo digital para levar as esperança à comunidade.

 


Outros Vídeos

Scroll Up