Fotografia: DR

Caritas Arquidiocesana destaca-se no NPISA ao nível do fornecimento de alimentos

Este serviço da Igreja, que atua na área geográfica de Braga, tem trabalhado em rede com outras entidades

Carla Esteves
2 Mar 2021

O fornecimento da alimentação é o principal contributo da Cáritas Arquidiocesana de Braga junto da população sem-abrigo e em particular ao nível do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

«O nosso grande contributo é esse porque nós não temos capacidade de alojamento destes sem-abrigo», afirmou o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga.

José Carlos Dias deixa, porém, o alerta de que «muitas destas situações  são opções pessoais, que não aceitam as soluções que as entidades propõem, tornando-se muito difícil conciliar a liberdade dos sem-abrigo com a sociedade».

José Carlos Dias sustenta que se por um lado é preciso reforçar as respostas fornecendo o maior apoio possível, por outro é imprescindível respeitar as opções dos sem-abrigo que não as desejam nem aceitam qualquer tipo de apoio «na maior parte das vezes porque ficar nos abrigos obriga ao comprimento de regras que eles se recusam a cumprir».

«Temos sempre trabalhado nesta área em colaboração com a Câmara de Braga, com a Cruz Vermelha e com muitas outras instituições da cidade e a sociedade tem que perceber que estas pessoas não estão abandonadas. Mas em algumas situações ainda não se encontrou a solução ideal porque muitos destes sem-abrigo obedecem a um conjunto de regras muito próprio, que apesar de tudo, tem que ser respeitado, oferecendo sempre alternativas e ajudando no que estiver ao nosso alcance», referiu.





Notícias relacionadas


Scroll Up