Fotografia: DR

Escuteiros de 11 Agrupamentos minhotos contribuem para um ambiente melhor

Campanha “Escuteiros Electrão”.

Redação
2 Mar 2021

Sete agrupamentos de escuteiros da Região de Braga recolheram 1426 quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem na primeira edição da campanha “Escuteiros Electrão”. Foram eles os Agrupamentos de Vale S. Martinho, Nogueira, Oliveira Santa Maria, S. Tiago da Cruz, Nogueiró, Nespereira e Santa Eulália de Fafe.

De Viana do Castelo participaram na campanha quatro Agrupamentos (Castelo do Neiva, Darque, Monção e Vila Franca), recolhendo um total de 663 quilos de pilhas e baterias usadas.

A iniciativa, promovida pela Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, uma das entidades gestoras responsáveis pela recolha e reciclagem destes equipamentos em fim de vida, decorreu de 1 de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2020 e contou com a participação de 61 agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que reuniram um total de 11.669 quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem.

Os escuteiros do país foram desafiados a tornarem-se agentes de recolha de pilhas e baterias usadas, envolvendo-os nesta campanha de sensibilização, no âmbito da qual a Electrão distribuiu pelos escuteiros um valor global que ultrapassou os 9 mil euros.

Foram premiados os 10 agrupamentos do CNE que recolheram as maiores quantidades e foi ainda atribuído um incentivo equivalente a 75 euros por cada tonelada.  O Agrupamento N.ª S.ª do Amparo em Portimão foi o que mais pilhas e baterias usadas reuniu – 1356 quilos. Recebeu por isso o prémio mais elevado, 2 mil euros. Um prémio com o mesmo valor foi também entregue ao CNE.

Os agrupamentos de Vale S. Martinho (4.º) e Oliveira de Santa Maria (5.º) foram os melhores posicionados do distrito de Braga,  recebendo 400 euros cada pelas quantidades recolhidas, respetivamente 560 e 478 quilos. O Agrupamento de Darque, com 4490 quilos de pilhas e baterias usadas recolhidos, ficou na oitava posição. Recebeu 200 euros.

[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up