Fotografia: Avelino Lima

Sessão de relaxamento ajuda profissionais de saúde a “esquecerem” preocupações durante meia hora

Muitas gargalhadas foram partilhadas durante 30 minutos.

Rita Cunha
1 Abr 2021

Foram 30 minutos de gargalhadas, muito ritmo, aplausos e diversão que o Hospital de Braga, em parceria com a Operação Nariz Vermelho, proporcionou a alguns dos seus profissionais de saúde com a realização de um workshop de relaxamento.

Hoje, realizaram-se duas das seis sessões que decorrerão em diferentes dias do mês, abrangendo 80 profissionais de diversos grupos. Recorrendo ao digital, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com um dos formadores que “puxou” pela criatividade de cada um até conseguir fazer ecoar gargalhadas em todo o auditório.

A sessão, intitulada “Desconfinar o seu palhaço interior”, teve por base a imitação de sons e gestos. Cada participante ficou responsável por uma “tribo” com uma linguagem e ritmo específico, cabendo a tarefa de comunicarem entre si expressando-se com dança, acenos e sons inventados no momento. No fim foi mesmo possível dançar o tradicional “malhão” em várias línguas.

Esta é uma iniciativa que o Hospital de Braga já promoveu em tempos mas que acabou por ser interrompida com o surgimento da pandemia de covid-19. Porém, está agora a ser retomada cumprindo-se todas as regras de distanciamento e higienização. Por isso, cada sessão conta, no máximo, com 30 profissionais de saúde.

À margem da iniciativa, a enfermeira diretora do Hospital de Braga salientou a importância deste tipo de ações para a saúde mental destes profissionais que, diariamente, enfrentam situações tensas e desgastantes, sobretudo em tempos como os hoje vividos.

«Esta iniciativa insere-se dentro das nossas práticas de humanização. Os tempos que temos vivido de há um ano atrás para cá – e que continuam – ainda nos exigem mais e estas práticas são extremamente importantes para os profissionais, ajudando a cuidar da sua saúde mental», explicou Fátima Faria.





Notícias relacionadas


Scroll Up