Fotografia: DR

CDU considera que as ciclovias ‘pop-up’ não serão eficazes na promoção do uso da bicicleta

Em causa está o facto de as faixas não estarem fisicamente separadas, o que consideram ser inseguro para os ciclistas.

Rita Cunha
3 Abr 2021

A CDU considera que as ciclovias ‘pop-up’, que a Câmara Municipal de Braga se prepara para testar em breve, não cumprirão o propósito para o qual foram desenhadas no que respeita o incentivo ao uso de transportes suaves, concretamente a bicicleta. Em causa está o facto de não existir qualquer separação física entre as faixas, o que os responsáveis consideram que irá causar receio junto dos ciclistas, acabando por os desincentivar a utilizar as mesmas.

A preocupação foi maniefestada pela deputada municipal daquele partido, Bárbara Barros, que esteve reunida ontem com elementos da Associação Braga Ciclável precisamente para os auscultar sobre o tema. À margem do encontro, a responsável acusou a autarquia bracarense de estar a experimentar «medidas avulso», faltando «um rumo e uma estratégica política de mobilidade», nomeadamente no incentivo ao uso do transporte público e modos suaves.

Segundo Bárbara Barros, esta «falta de estratégia» é visível nos «avanços e recuos» que têm existido nesta área no concelho de Braga. Como exemplo, referiu o projeto para a criação de 76 quilómetros de ciclovia, com incidência na zona da rodovia e ligação entre a universidade e o centro, mas que já terá sido descartado.

Quanto às ‘pop-up’, a deputada dá nota da «incerteza» quanto à satisfação do primeiro objetivo de um projeto deste tipo, que é o incentivo ao uso da bicicleta em articulação com a circulação de peões e transportes públicos. Sublinhando que «estas são soluções desejáveis para a CDU no que respeita a mudança de paradigma relativamente ao uso de carro próprio, que ainda é o preferencial em Braga,», a responsável deixou, porém, «alertas» no que respeita a segurança dos ciclistas.

[Notícia completa na edição impressa de amanhã do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up