Fotografia: DR

UMinho, UPorto e UTAD reforçam cooperação na Psicologia

Reitores apresentam protocolo esta sexta-feira, no aniversário da Escola de Psicologia da UMinho.

Redação
8 Abr 2021

As universidades do Minho, Porto (UP) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão aprofundar a cooperação na área da Psicologia, em termos da mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas.

A iniciativa insere-se no âmbito do Consórcio UNorte.pt, formado pelas três academias, e é apresentada esta sexta-feira, 9 de abril, às 15h30, na cerimónia dos 12 anos da Escola de Psicologia (EPsi) da UMinho. O novo protocolo vai ser abordado pelo reitor eleito da UTAD, Emídio Gomes, pelo reitor da UP, António Sousa Pereira, e pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

cerimónia da EPsi decorre das 14h30 às 16h30, na plataforma online Zoom. A sessão abre com a conferência “Reasons why some of the most pressing world problems cannot be solved without the contribution of Psychological Science”, por Leonel Garcia Marques, da Universidade de Lisboa, com comentários de Yann Coelho, da Universidade de Lille (França), e Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos.

Seguem-se as homenagens a dois antigos professores da EPsi, Jorge Almeida Santos e Óscar Gonçalves, bem como a entrega de prémios de ensino, investigação e interação com a sociedade e de melhor estudante da Escola. Vai ser igualmente assinado o memorando de entendimento UMinho-EPsi, com vista à realização de um contrato-programa. A sessão termina com as intervenções da presidente da Associação de Estudantes de Psicologia da UMinho, Ema Loureiro, do presidente da EPsi, Miguel Gonçalves, e do reitor Rui Vieira de Castro.

Nascida em 2009 após a extinção do Instituto de Educação e Psicologia, a EPsi tem cerca de 600 alunos inscritos em seis cursos, 27 docentes, 30 investigadores e nove trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. Possui os departamentos de Psicologia Básica e de Psicologia Aplicada, bem como o Centro de Investigação em Psicologia, classificado como “Excelente” na recente avaliação da tutela e que estuda áreas como aprendizagem e carreira, comportamento animal, cognição e neurociência, psicoterapia e psicopatologia, bem-estar e rendimento, vítimas/ofensores e sistema de justiça. Integra ainda há cinco anos a Associação de Psicologia da UMinho (APsi), que presta serviços à comunidade, em articulação com os seus projetos de ensino/investigação e com a parceria dos municípios de Braga e de Guimarães.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up