Fotografia: Nuno Cerqueira

Senhora do Sameiro percorre ruas de Braga a 1 de maio

«Acordaremos a cidade e assinalaremos desse modo a importância do mês que estamos a iniciar, o mês de maio», disse o cónego José Paulo Abreu, convidando os bracarenses a mostrarem a sua devoção colocando colchas ou velas às janelas.

José Carlos Ferreira
24 Abr 2021

A imagem da Virgem Peregrina vai passar pelas ruas de Braga no próximo dia 1 de maio, com saída do Santuário do Sameiro pelas 20h30.

Querendo que a devoção a Nossa Senhora permaneça, a Confraria do Sameiro anunciou em conferência de imprensa que, transportada numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Braga, com guarda de honra, a imagem da Virgem Peregrina vai passar pelas principais artérias da cidade, num percurso de cerca de duas horas.

«Acordaremos a cidade e assinalaremos desse modo a importância do mês que estamos a iniciar, o mês de maio», disse o cónego José Paulo Abreu, convidando os bracarenses a mostrarem a sua devoção colocando colchas ou velas às janelas.

Assim, saindo do Santuário do Sameiro, a imagem vai passar pela Avenida 31 de Janeiro, rua Santa Margarida, seguindo para o Hospital de Braga, onde deverá parar junto às Urgências.

O percurso desce para a rua Quinta da Armada, saindo na rotunda Braga Parque. Passa depois na rua S. José, na rua Timor, rotunda Cónego Melo, na igreja de São Vicente, na igreja do Carmo, na igreja do Pópulo, no Patronato da Sé, seguindo para os Bombeiros Voluntários de Braga, Museu D. Diogo de Sousa.

A imagem prossegue em direção à igreja de Maximinos, igreja de Ferreiros, rotunda da Bosch, segue pela rua Cidade do Porto e na rotunda vira para a Ponte Pedrinha, seguindo em direção para o Intermaché até à igreja de Lomar, onde dá a volta na rua do Assento.

Vai pela rua do Couteiro, pela Capela Santa Justa, rua Conselheiro Lobato, Avenida da Liberdade, rotunda São João, Avenida da Liberdade, virando à direita para o Largo Senhor dos Aflitos, U.S.F do Carandá, Avenida 31 de Janeiro, Largo Senhora-a-Branca, igreja de São Vítor.

Aqui, o trajeto vira na Rua Martins Sarmento e no semáforo, segue para a Avenida João XXI, rua Bernardo Sequeira, rotunda da Makro, rotunda da Bracalândia, rua Luís António Correia.

Virando à esquerda, a imagem passa na rua Manuel Ferreira Gomes, seguindo em direção ao Bom Jesus até ao Nicho de Nossa Senhora do Sameiro, igreja de Nogueiró, igreja de Lamaçães, Rotunda Avenida D. João II, Minho Center, Avenida, Alfredo Barros, regressando ao Santuário do Sameiro.





Notícias relacionadas


Scroll Up