Fotografia: CM Vieira do Minho

Viera do Minho, Fafe e Ponte de Lima poderão ter medidas especiais de proteção no Rali de Portugal

PSD quer Plano de Contingência para as provas com mais espectadores

Redaçao(Lusa
18 Mai 2021

Os concelhos de Vieira do Minho, de Fafe e Ponte de Lima poderão ficar sujeitos a medidas especiais de prevenção do contágio por Covid-19 durante as provas do Rali de Portugal.

As medidas são dão defendidas pelo Partido Social Democrata, que hoje entregou um requerimento na Assembleia da República a questionar o que o Governo pretende fazer para evitar que nas provas mais concorridas do Rali ocorram ajuntamentos semelhantes aos que ocorreram nos festejos da conquista da Tala da Liga de Portugal pelo Sporting.

Na pergunta dirigida ao Ministério da Administração Interna, o PSD quer saber se já existe um plano de contingência para todas as localidades onde vão decorrer etapas do Rali de Portugal e qual o número total de efetivos previsto para este evento desportivo.

«Está o Governo em condições de garantir o respeito máximo pelas regras de segurança e a garantia do cumprimento das regras de saúde pública definidas pela Direção-Geral da Saúde para evitar a propagação do vírus Sars-Cov-2 entre as pessoas que vão assistir às provas?», questionam também os sociais-democratas, num requerimento ontem entregue no parlamento e dirigido ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

No requerimento, os sociais-democratas apontam «as variadíssimas falhas de planeamento associadas aos festejos desportivos dos adeptos do Sporting Clube de Portugal na sequência da vitória no Campeonato Nacional de Futebol, apesar de se tratar de um acontecimento previsível e cuja antecipação permitiria uma adequada resposta pública».

«Está já definido o Plano de Contingência a adotar em todas as localidades onde decorrerão etapas do Rali de Portugal? Qual é o número de efetivos total do dispositivo alocado a este evento desportivo?», perguntam os deputados do PSD.

Os sociais-democratas salientam que as provas do Rali de Portugal «tradicionalmente juntam aproximadamente 100 mil pessoas nas localidades em que se realizam as etapas».

Entre os 24 concelhos da região do Minho, Ponte de Lima, Fafe e Vieira do Minho são os que registam um maior afluência de público às provas o Rali de Portugal, que este ano vai contar com a ação fiscalizadora de 2900 agentes da Guarda Nacional Republicana.

A GNR, que estará em todos os troços classificativos, já veio a público apelar «ao bom senso, civismo, e responsabilidade de todos», para que não coloquem em causa a realização do evento.





Notícias relacionadas


Scroll Up