Fotografia: DM

Baloiço é ponto de partida para projeto de valorização de Santa Marta das Cortiças

Musealização do espaço e a sua adequação à visita da estação arqueológica são objetivos a serem implementados em breve.

Rita Cunha
1 Jun 2021

O baloiço panorâmico inaugurado ontem na freguesia de Esporões é o ponto de partida de um projeto integrado de valorização de Santa Marta das Cortiças, o qual inclui a musealização do espaço e a sua adequação à visita da Estação Arqueológica.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, à margem da inauguração do baloiço que promete atrair visitantes àquele que é um dos pontos mais altos do concelho.

De acordo com Ricardo Rio, este projeto de valorização patrimonial da Santa Marta das Cortiças resulta de um protocolo tripartido, o qual será em breve estabelecido entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Esporões e o Conselho Económico da Paróquia local.

O mesmo desenvolver-se-á em duas fases. A primeira irá decorrer ao longo deste ano e contempla a remoção de vegetação inerte que cobre as ruinas arqueológicas, assim como a implementação de soluções de conservação dos achados ao ar livre, a execução de circuitos de visita e, ainda, o arranjo paisagístico da área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um Centro de Interpretação.

Já a segunda fase, que ao que tudo indica terá início no terceiro trimestre deste ano, prolongando-se pelo próximo, prevê a execução do Centro de Interpretação onde ficará instalada uma exposição monográfica apoiada por conteúdos multimédia em auditório virtual.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up