Fotografia: DM/Arquivo

Arquidiocese de Braga celebra solenidade do Corpo de Deus na Catedral

Tradicional procissão não se realizará pelas ruas da cidade.

Redação
2 Jun 2021

A Arquidiocese de Braga celebra amanhã, 3 de junho, a solenidade do Corpo de Deus com a Eucaristia, às 17h00, na Sé Primacial, presidida pelo Arcebispo D. Jorge Ortiga.

A propósito desta solenidade, a Vigararia Arquiepiscopal publicou a seguinte nota:

«A Igreja celebra amanhã, dia 3 de maio, a Festa do Corpo de Deus, ocasião propícia ao recrudescimento da fé na presença real de Jesus na Eucaristia, afirmação solene da gratidão cristã pelo alimento sagrado que Deus oferece aos Seus, momento propício à adoração de Jesus, Pão do Céu recebido no banquete terreno, prenúncio do desejado banquete eterno.

Todos os cristãos estão convidados à participação na Eucaristia, às 17h00, na Catedral, presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. O coro do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo ajudará a assembleia a participar através da música.

Tendo em conta as atuais circunstâncias pandémicas e as orientações da Direção Geral de Saúde, não se realizará a tradicional procissão pelas ruas da cidade, antes, após a comunhão, acontecerá um tempo de adoração, o ostensório com a hóstia consagrada sobre o altar-mor, as preces e os louvores a ecoarem dentro da Sé.

Algumas intenções serão sublinhadas. Na verdade, rezaremos pelos doentes de Covid-19, pelos outros doentes, pelos cuidadores (médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Forças de Segurança e Proteção, voluntários, instituições e agentes da solicitude e solidariedade), pelos defuntos e famílias enlutadas, por quantos sofrem devido à pandemia, nas mais diversas áreas, também na laboral e económica.

Fica, então o convite à presença orante, em dia tão festivo para os cristãos, afirmação solene de uma crença agradecida na presença real do Emanuel, o Deus connosco, alimento e força para todos na Sagrada Eucaristia.».





Notícias relacionadas


Scroll Up