Fotografia: Arquivo DM

Cáritas Arquidiocesana de Braga debate acolhimento de vítimas de violência doméstica

Participação é livre mas exige inscrição prévia

Joaquim Martins Fernandes
9 Jun 2021

A Cáritas Arquidiocesana de Braga realiza no próximo dia 17 de junho uma sessão online centrada no “Acolhimento Residencial para Vítimas de violência doméstica”.

Promovida pelo Centro de Informação e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica (CIAVVD), a sessão vai colocar em destaque as questões ralacionadas com o processo que vai da atuação emergente em centrada na defesa das vítimas à caminhada para a autonomização.

Aquela que será a terceira sessão de um Ciclo de Conferências sobre a Violência Domésticas que a Cáritas realiza ao longo do ano em curso «pretende aprofundar o tema do acolhimento residencial, enquanto resposta de emergência face ao risco de revitimação associado», explica, em comunicado, a Cáritas Arquidiocesana de Braga.

A instituição acrescenta que a realização vai «igualmente» centrar-se no projeto a realizar na fase em que as respostas das instituições funcionam como «suporte para a autonomização das Vítimas de Violência Doméstica».

«Através de uma abordagem abrangente e transversal ao tema da Violência Doméstica pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para a partilha criativa e dinâmica de conhecimento sobre a problemática, junto de profissionais de diversos domínios e da comunidade em geral», sublinha o comunicado da Cáritas.

A realizar na plataforma “Zoom”, a partir das 14h30 do dia 17 de junho, a sessão sobre “Acolhimento Residencial Para Vítimas de Violência Doméstica – da Emergência à Autonomização” vai contar com as prestações de Marta Silva, coordenadora do Núcleo de Violência Doméstica e de Género da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; de Ana Raquel Conceição, professora auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho; e de Joana Sampaio, diretora técnica da Casa de Abrigo Porto d’ Abrigo.

O acesso à sessão à livre, mas é exigida a inscrição prévia, que deve ser feita no link ‘ https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfn_snnkoYztP24QnpYIQd42SLGRBhybJFtyuNZcUNqHyYJug/viewform.





Notícias relacionadas


Scroll Up