Fotografia: DR

João Duque participa em projeto teológico focado na salvação da fraternidade

Trabalho de grupo de dez teólogos de vários países quer abrir debate alargado sobre as grandes questões do nosso tempo

Joaquim Martins Fernandes
11 Jun 2021

O presidente do Centro Regional de Braga e Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, João Manuel Duque, disse hoje que projeto “Salvar a Fraternidade – Juntos”, que foi apresentado pela Pontifícia Academia para a Vida, tem o propósito fundamental de «complementar outros projetos da mesma instituição, mais concentrados na Bioética».

João Manuel Duque integrou o grupo de dez teólogos de vários países que elaborou o documento que foi apresentado como «um apelo ao questionamento, não simplesmente para receber ou rejeitar uma análise», e que propõe o desafio de «salvar juntos a fraternidade», na linha «da provocação da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco».

«’Salvar a Fraternidade’, é um projeto no âmbito da Teologia Fundamental e da Antropologia, a complementar outros projetos da mesma instituição, mais concentrados na Bioética. A base humana deste projeto é constituída por um grupo de teólogos que se vem reunindo regularmente, ao longo dos últimos três anos, para elaborar uma reflexão crítica sobre a situação contemporânea do mundo, da Igreja e também da teologia», afirma o teólogo português, num texto que publicou hoje na ECCLESIA.

O documento “Salvar a Frataernidade – Juntos” adverte que «a suposta neutralidade do sistema técnico-económico encobre a sua violência anti-humanista e evita que seja comparado ao passado imperialista e colonialista do Ocidente» e desafia a Igreja a ser abrir-se a um mundo «tentado a fechar-se».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up