Fotografia: DR

Braga: CDU diz que impacto das chuvas «evidenciam necessidade de reforçar limpeza e manutenção da via pública»

«A CDU, através da sua vereadora Bárbara Barros, irá suscitar estas questões na próxima reunião da Câmara Municipal», lê-se na nota de imprensa.

Redação / NC
13 Jun 2021

A CDU de Braga tornou pública uma nota de imprensa onde aponta o dedo à falta de manutenção da via pública, assim como necessidade de reforço da limpeza, depois de mais um episódio de chuva que inundou várias vias “fundamentais” da cidade de Braga.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

«Mais uma vez, o concelho de Braga assistiu à multiplicação de inundações, automóveis forçados a parar na estrada, pessoas retidas em cima de viaturas, estradas com transito interrompido durante horas, um incêndio e quedas de árvores, factos ilustrados por muitas imagens e vídeos. Esta situação, que se vai repetindo, foi precedida de alerta pela Protecção Civil», frisa a CDU.

Perante a dimensão das ocorrências, mas também tendo em conta os alertas que antecederam as chuvas, a CDU considera que «o presidente da Câmara Municipal de Braga deve um esclarecimento público sobre as medidas que foram ou não tomadas no sentido de acautelar os impactos».

«A dimensão dos impactos das chuvas não pode ser desassociada da continua degradação da limpeza urbana e falta de manutenção do espaço público, o que tem merecido criticas generalizadas. A CDU tem vindo, ao longo do tempo, a alertar para a necessidade de reforçar em meios e pessoal os serviços municipais nestas áreas, no sentido de permitir inverter a situação, mas sem que Ricardo Rio e a coligação PSD/CDS/PPM tenham correspondido, pelo contrário», afirmam os comunistas e os verdes.

Na opinião da CDU, outro factor que contribui para estas situações é aquilo que chamam de «a excessiva impermeabilização dos solos decorrente de um mau planeamento do território com prejuízo para os espaços verdes, de que é exemplo a obra em curso na chamada Variante da Encosta».

«A CDU, através da sua vereadora Bárbara Barros, irá suscitar estas questões na próxima reunião da Câmara Municipal», lê-se na nota de imprensa.





Notícias relacionadas


Scroll Up