Fotografia: Junta Freguesia São Victor

Confronto autárquico histórico na maior freguesia de Braga

Coligação “Juntos por Braga” chama a combate líder histórico da freguesia de São Victor para confronto com o seu “delfim”

Joaquim Martins Fernandes
22 Jul 2021

As eleições autárquicas de setembro vão proporcionar a Braga um confronto histórico na freguesia mais importante do concelho.

O atual presidente, Ricardo Silva, eleito duas vezes pela coligação “Juntos por Braga”, bateu com a porta e assume uma candidatura «totalmente independente» à Freguesia de São Victor.

A coligação liderada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, não perdeu tempo em chamar para candidato o deputado à Assembleia da República conhecido em Braga por ser o líder histórico da autarquia a que vai concorrer novamente. Contra o autarca que escolheu para ser o seu sucessor.

Firmino Marques apresenta-se às eleições autárquicas de 26 de setembro com «a missão de esmagar políticamente Ricardo Silva», disse ao Diário do Minho fonte próxima da candidatura.

A aposta da coligação liderada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, visa «responder à má-fé negocial» que é atribuída a Ricardo Silva, a quem a coligação acusa de ter arquitetado uma candidatura independente enquanto negociava uma terceira candidatura pela coligação “Juntos por Braga”.

Ricardo Silva é presidente da Junta de Freguesia de São Victor há dois mandatos consecutivos e foi “indicado” para cebeça-de-lista, nas autáruicas de 2013, precisamente por Firmino Marques, que saiu da presidência da mais importante freguesia de Braga para assumir o cargo de vereador na Câmara Municipal de Braga, onde também foi vice-presidente até ao outono de 2019, altura em que saiu para concorrer às Eleições Legislativas.

O autarca que, à altura, era visto como um dos possíveis “sucessores” de Ricardo Rio na candidatura à Câmara Municipal de Braga – a Junta de Freguesia de S. Victor e a vice-presidência da Câmara Municipal de Braga garantiram-lhe uma forte visibilidade no concelho -, sai agora da Assembleia da República para “voltar à casa de partida”, para uma batalha eleitoral em que a coligação “Juntos por Braga” pretende que seja exemplar para futuros dissidentes.

«Firmino Marques lidera a lista da Coligação “Juntos por Braga” à Assembleia de Freguesia de São Victor, honrando os compromissos assumidos desde há 20 anos com a população de São Victor, apresentando um programa ambicioso que visa dar continuidade ao desenvolvimento registado na freguesia nestas duas décadas, no respeito e na primazia de uma política de proximidade com os cidadãos e as instituições», afirma, em comunicado a coligação “Juntos por Braga”.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up