Fotografia: Avelino Lima

Receita oficial qualifica Bacalhau à Braga como “rei da gastronomia bracarense”

O original Bacalhau à Braga foi, hoje, confecionado e apresentado na Praça- Mercado Municipal de Braga

Carla Esteves
28 Jul 2021

O inconfundível Bacalhau à Braga, ícone da gastronomia bracarense, possui, desde hoje, uma “receita oficial”, que será usada nos restaurantes aderentes, de forma a promover e valorizar aquele que é considerado por muitos como o prato “rei” da culinária da capital minhota.

A receita, ontem confecionada pelo Chef Vinagre, nas instalações da Praça- Mercado Municipal de Braga, é o resultado de um aprofundado projecto de qualificação e candidatura através da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, ao ´Minho Inovação´ tendo como grande objectivo a valorização da receita do Bacalhau à Braga na gastronomia local e a sua divulgação a nível nacional, de maneira a alcançar maior visibilidade pública e estimular a população e restaurantes a promoverem a sua confeção.

Liderado pelo Município de Braga, em parceria com a Associação Empresarial de Braga (AEB) deste processo fez parte uma primeira fase em que foi realizada uma recolha documental da receita, com todo o seu histórico geográfico, assim como o levantamento das receitas em mais de 70 restaurantes de Braga, um trabalho realizado pela entidade certificadora bracarense A. Certifica.

O vereador do Turismo da Câmara de Braga, Altino Bessa, esclareceu que a marca “Bacalhau à Braga” está hoje registada e pertence ao Município de Braga, após um amplo processo de padronização desta receita originária dos anos 1930.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up