Espaço do Diário do Minho

A importância da disciplina

17 Set 2021
Luís Covas

“Ter vontade de ganhar não basta, todos têm. O que importa é ter vontade de se preparar para ganhar”. 

“Só querer não faz nada acontecer. Fazer, sim”.

E aí vencerá provavelmente quem se preparou melhor. “Disciplina é reconhecer o que tem que ser feito, fazê-lo da melhor maneira possível, e fazê-lo assim o tempo todo.”

Estas referências são de Bobby Knight, um treinador que gosta que se faça aquilo que ele acha que se deve fazer. Ele traça uma linha muito bem definida entre o que ele pensa ser absolutamente necessário e que ele próprio define – é o caso do capitão de equipa que ele próprio nomeia e não aceita que seja eleito – e muitas outras coisas que ele deixa aos seus jogadores. 

Quanto ao que está do lado dele, ele define-o como “fazer do meu jeito”. E o desporto que ele considera dever ser produzido dentro das quatro linhas por aquilo que ele aponta aos jogadores para fazerem. Mas simultaneamente, ele afirma a importância da argumentação para que os jogadores saibam o porquê das coisas que se devem fazer.

Bobby Knight, treinador de basquetebol, queria, tal como muitos outros treinadores já apontaram, que os treinos fossem ainda mais difíceis do que os jogos para que os jogadores estivessem devidamente preparados. No entanto aprendeu com outros treinadores que nem sempre mais tempo de treino é a melhor solução. Nos finais da época treinava menos tempo para que os seus jogadores chegassem mais frescos aos jogos.

“A chave para uma execução consistente é ser exigente?” A palavra exigência é importante para o sucesso na liderança. Os melhores professores e os melhores líderes são as pessoas mais exigentes que conheço. Não exija das pessoas o que elas não podem dar. Exija o que podem fazer. Pessoas tolerantes não são bons líderes. A liderança bem-sucedida consiste em ser difícil de agradar e os seus jogadores sabem disso. Eles vão-se contentar com o que você tolerar. “Um grande líder é intolerante.”

Mas o desporto nos ensina uma coisa, qual a diferença entre ganhar e perder. Ganhar é o produto de uma boa liderança. Liderança é tirar as pessoas de sua zona de conforto. Todos temos uma zona de conforto, gostamos de jogar ou trabalhar num determinado ritmo mas um líder tem que saber quando esse ritmo não é bom ou suficiente e por isso é importante tirá-lo da zona de conforto e trabalhar para o seu aperfeiçoamento individual e coletivo.

Para se ter sucesso é importante que o treinador tenha a consciência que o trabalho e a disciplina são fatores determinantes para que isso aconteça. 

E para estarmos na nossa melhor forma temos que dar o nosso melhor. Independentemente do esquema de jogo, sobretudo quando há pouquíssima margem para erro, é preciso contar, sobretudo, com o facto de nossa execução ser melhor do que a dos adversários

Bobby Knight é um perfecionista mas um perfecionista especial. Ele não acredita na perfeição porque no desporto não há perfeição! Apenas acredita que podemos eliminar erros, polir os gestos e os movimentos táticos até os aproximar do que deve ser feito para se poder ganhar. Mas relembro que a estrela da equipa deve ser o coletivo e não o individual, estes apenas ajudam.



Mais de Luís Covas

Luís Covas - 15 Out 2021

Cristiano Ronaldo escreveu, na passada terça-feira, mais uma página de ouro na sua longa e demolidora carreira de futebolista ao conseguir mais 3 golos e atingir a marca de oitocentos e um golos como futebolista de eleição. Já não existem adjetivos para o classificar, pois atleta notável, magnifico ou estratosférico são utilizados com elevada frequência […]

Luís Covas - 1 Out 2021

Todos nós sabemos da importância que os dirigentes amadores, das pequenas coletividades, têm no contexto da formação desportiva no nosso país. Seja no futebol ou em qualquer outra modalidade estes dirigentes são o pilar fundamental para que muitos milhares de atletas pratiquem desporto. Há uns tempos atrás um dirigente desportivo, em conversa informal, desabafava que […]

Luís Covas - 18 Jun 2021

Todos nós sabemos a força que o futebol produz na indústria desportiva mas se atentarmos naquilo que recentemente aconteceu na Final da Champions League entre o Chelsea FC / Manchester City, e atualmente com as transmissões do Campeonato da Europa de Futebol é qualquer coisa impressionante. E se em relação à final “Champions” estavam frente […]


Scroll Up