Fotografia: Diocese de Angra

D. João Lavrador é o novo bispo de Viana do Castelo

Bispo de Angra (Açores) sucede a D. Anacleto Oliveira, falecido há um ano vítima de acidente de automóvel.

DM
21 Set 2021

O Papa Francisco nomeou hoje D. João Evangelista Pimentel Lavrador, de 65 anos, como bispo da diocese de Viana do Castelo. O atual bispo de Angra (Açores) sucede a D. Anacleto Oliveira, que faleceu há pouco mais de um ano vítima de um acidente automóvel.

O administrador diocesano de Viana do Castelo, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, já saudou a nomeação de D. João Lavrador, convidando as comunidades católicas a recebê-lo de «braços abertos».

«É com imensa alegria que a Diocese de Viana do Castelo recebe a nomeação de D. João Evangelista Pimentel Lavrador como novo bispo diocesano de Viana do Castelo. Acolhemos esta boa nova de coração aberto, disponível e renovado, desejando com ele edificar uma «Igreja jovem e bela, missionária e acolhedora, livre, fiel e rica de amor», lê-se num comunicado assinado por Monsenhor Sebastião Ferreira.

D. João Lavrador nasceu em Seixo de Mira, concelho de Mira, Coimbra, em 18 de fevereiro de 1956.

Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1981, na Sé Nova de Coimbra.

Em 7 de maio de 2008 foi nomeado para bispo auxiliar do Porto, tendo sido ordenado em 29 de junho de 2008.

É atualmente presidente da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais, um dos órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up