Espaço do Diário do Minho

Obrigado, vianenses!

12 Out 2021
Jose Maria Costa

Ao longo dos últimos 12 anos, com renovada confiança dos vianenses, tive o privilégio de liderar o Município de Viana do Castelo com uma equipa competente e dedicada ao serviço público.

Numa altura de balanço, começo por agradecer aos dirigentes e funcionários da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, da Resulima, das Águas do Alto Minho que sempre deram e dão o seu melhor em prol da qualidade de vida da nossa comunidade. Os nossos funcionários municipais estiveram sempre disponíveis e assumiram um papel preponderante na presença dos serviços públicos essenciais, sobretudo, em período de pandemia. Quando não puderam estar disponíveis olhos nos olhos, estiveram-no através do correio eletrónico ou do telefone. Os vianenses deram nestes últimos 17 meses uma lição de maturidade e de solidariedade neste complexo período da nossa vida coletiva.

Não poderia deixar de destacar igualmente o verdadeiro trabalho de parceria desenvolvido com os nossos autarcas das Juntas e Uniões de Freguesia, e dos seus colaboradores que trabalham com afinco para dar resposta às necessidades da sua população. Esta foi, ao longo de três mandatos, uma das nossas prioridades, por sabermos e sentirmos que juntos somos sempre mais fortes.

Realço igualmente o papel das nossas instituições e associações, dos nossos grupos e coletividades, que diariamente promovem cultura, animação, lazer e desporto, dinamizando o concelho e oferendo múltiplas opções aos vianenses e visitantes. Este trabalho dedicado e abnegado tem permitido a Viana do Castelo assumir-se e ser reconhecido como um concelho de forte afirmação cultural, amigo do desporto, promotor de saúde e bem-estar.

Enquanto autarca, friso ainda o trabalho inexcedível das nossas forças de segurança, entre PSP, GNR, Proteção Civil, Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários, que diariamente se entregam à causa pública e à defesa de pessoas e bens.

Numa altura em que vivemos o segundo ano de pandemia, destaco de forma muito particular o papel dos nossos profissionais de saúde, ou melhor da nossa comunidade de saúde, que permitiram a Viana do Castelo atravessar com esperança um período muito difícil e complexo para todos. Estivemos juntos, mesmo sem podermos dar as mãos, num esforço que nos permite viver atualmente com maior confiança no futuro.

Ao longo destes anos, Viana do Castelo modificou-se, transformou-se, robusteceu-se e cresceu. Em conjunto autarquia e empresas aproveitamos as oportunidades de crescimento que têm surgido e tornamos o concelho mais resiliente e melhor preparado para os desafios que se nos apresentam.

O Município investiu fortemente na educação e qualificação dos nossos jovens, dinamizamos a reabilitação urbana, desenvolvemos incentivos ao acolhimento e inovação empresarial, apostamos na dinamização de eventos desportivos nacionais e internacionais, bem como na promoção de atividades culturais para todos os públicos e idades. Assim sendo, foi com satisfação, e com orgulho, que assistimos ao crescimento empresarial do concelho, ao crescimento do emprego e das exportações. A Princesa do Lima é, cada vez mais, uma cidade atrativa e o concelho tem sido referenciado e selecionado para o acolhimento de diversas empresas nacionais e internacionais.

No que toca ao turismo, outra das nossas bandeiras, temos cada vez mais organizações, empresas e associações interessadas em escolher o concelho para investimento em novos equipamentos, promoção de congressos, encontros, seminários, exposições entre muito mais.

Uma palavra final a todos os vianenses. Esta equipa dedicou-se a Viana do Castelo ao longo destes 12 anos trabalhando diariamente com afinco e brio, sempre acreditando no enorme potencial de Viana do Castelo e na capacidade e talento dos vianenses. O meu profundo agradecimento a todos aqueles que souberam colocar os interesses vianenses em primeiro lugar e que me ajudaram a comandar o leme do nosso município.

Muito obrigado!



Mais de Jose Maria Costa

José Maria Costa - 25 Nov 2020

O nosso país e o mundo estão a viver uma situação excecional originada pela pandemia do COVID 19 e não temos registo histórico de nada que tenha ocorrido com este impacto nos domínios da saúde, da economia e das áreas sociais. O abrandamento económico e o confinamento total da primeira vaga e o condicionamento da […]

José Maria Costa - 4 Jun 2020

Viana do Castelo tal como todo o país está a viver um período único na sua história, com novos desafios a surgirem diariamente, criando-nos a necessidade de uma adaptação e reinvenção constantes. Na verdade, neste contexto de pandemia, e depois do término do Estado de Emergência, a prioridade do executivo municipal tem sido apoiar a […]

José Maria Costa - 13 Abr 2019

O ano de 2018 foi o melhor de sempre, desde o 25 de abril de 1974, e a prová-lo está um Relatório de Atividades e Prestação de Contas que apresenta a maior receita total e a uma poupança corrente de mais de 13 milhões de euros, com resultados líquidos positivos, graças sobretudo à captação de […]


Scroll Up