Espaço do Diário do Minho

António Vilela cessa funções como Presidente da Câmara de Vila Verde

22 Out 2021
Salvador de Sousa

O Dr. António Vilela cessou as suas funções como Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde no passado dia 15 do mês em curso, deixando no cargo a Dra. Júlia Fernandes que foi escolhida pelo eleitorado vilaverdense de uma forma muito expressiva e que irá, com certeza, dar resposta aos nossos ideais interesses, mantendo e fazendo progredir, sempre mais, o concelho de Vila Verde.

Fomos governados ao longo de 12 anos por um homem, como já referi em determinada altura, com valores de um ser humano imbuído de bons princípios, íntegro, simples, sincero/sério/coerente, inimigo das burocracias e de formalismos dispensáveis, empenhado na resolução de problemas dos seus munícipes, dos próprios Presidentes de Junta e de tantas outras instituições desportivas, sociais, religiosas… recetivo/atento a tudo o que inspirava cuidado na conservação e no desenvolvimento da terra onde nasceu, cresceu e continua a viver.

Amigo do progresso, um grande gestor dos dinheiros públicos, sabendo aproveitar e canalizar as verbas para as verdadeiras necessidades, avaliando, com rigor, com a ajuda de todos aqueles que faziam parte da sua equipa, as decisões a tomar, colocando sempre à frente os verdadeiros interesses do concelho. Soube também dizer não para tudo o que era supérfluo, sempre numa perspetiva de um equilíbrio possível para que o investimento a fazer tivesse em conta as verdadeiras necessidades da terra que cuidou sempre. Soube gerir, motivando a captação de empresas e de investimento, acelerando o aumento da riqueza, a descida do desemprego, tornando o nosso concelho atrativo, fruto de uma significativa qualidade de vida que foi implantada e que vai, tenho a certeza, a ser o apanágio da Dra. Júlia Fernandes e da sua equipa.

António Vilela, além de ter sido Presidente da Câmara e, anteriormente, Vice-Presidente, foi membro da direção da Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Pico de Regalados; membro da Assembleia de Freguesia do Pico de Regalados e secretário da Junta; membro da Assembleia Municipal; Vice-Presidente do CIM (Comunidade Intermunicipal do Cávado); membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios; conselheiro do Conselho Económico e Social; membro do Conselho Regional do Norte; membro da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte; membro da Comissão de Acompanhamento dos Fundos Comunitários; Presidente da Comissão Política da Secção de Vila Verde do PSD; Presidente da Mesa do Plenário da Comissão Política do PSD de Vila Verde; Vice-Presidente da Comissão Política Distrital do PSD do Distrito de Braga e membro da Assembleia Distrital do Partido Social Democrata.

Durante os três mandatos como Presidente da Câmara de Vila Verde, além do que já foi dito, destaco as principais obras e eventos de vulto no concelho: requalificação de todo o parque escolar do concelho; requalificação dos Centros de Saúde; criação do Espaço Cidadão com 5 lojas do Município localizadas em vários pontos do concelho; criação de uma rede de espaços desportivos; reabilitação da antiga adega cooperativa (obra em curso); reabilitação urbana das Vilas de Vila Verde e de Prado; rede de praias fluviais; ampliação das redes de abastecimento de água e de saneamento; requalificação da rede viária; criação de piscinas ao ar livre em Vila Verde e em Ribeira do Neiva; apoio nos Campeonatos da Europa e do Mundo de Canoagem, salientando aqui o prestígio para a terra da conquista da Taça do Mundo de Canoagem; apoio nos encontros para o Guinness Book das maiores concentrações de tocadores de concertina e de chapéus decorados; Festa das Colheitas; Namorar Portugal; programação de Fevereiro, Mês do Romance; marca registada “Namorar Portugal”; Rota das Colheitas… Neste últimos eventos, distingo o sempre elevado envolvimento da atual Presidente da Câmara, Júlia Fernandes.

Finalizo, desejando os maiores sucessos neste novo rumo de vida que, com certeza, vai continuar a ter noutros setores da sociedade, agradecendo, em nome da grande maioria do povo do concelho de Vila Verde a sua entrega, o grande empenho e todo o serviço que desempenhou, livre de interesses pessoais, mas a favor das terras e das gentes do nosso concelho que jamais o esquecerão pela distinta obra deixada patente no mapa da nossa mente.



Mais de Salvador de Sousa

Salvador de Sousa - 20 Jan 2022

A Imagem Peregrina n.º 1 foi inspirada e executada pelo mesmo artista, José Ferreira Thedim que entalhou a Imagem da Capela das Aparições, mas, para lhe dar as feições mais precisas sobre a Virgem de Fátima, encontrou-se com a Lúcia. Diz o historiador, Dr. Daniel Duarte: «é muito mais próxima das indicações da Lúcia do […]

Salvador de Sousa - 29 Dez 2021

Os portugueses chegaram aos Açores no princípio do séc. XV, não havendo datas precisas da chegada dos nossos navegadores, mas crê-se que S. Miguel e Santa Maria foram as primeiras ilhas a serem avistadas, no ano de 1427, pelo navegador Diogo de Silves. Passados alguns anos, no dia 15 de agosto de 1432, data que […]

Salvador de Sousa - 18 Dez 2021

Assisti, no passado dia 16 de dezembro, à apresentação do Boletim Cultural n.º 16 da Câmara Municipal de Vila Verde, comemorativo dos 150 anos do nascimento do Professor Doutor Machado Vilela em que intervieram figuras prestigiadas do concelho e não só. Neste contexto, e para avivar memórias, resolvi reenviar a minha crónica (com algumas alterações) […]


Scroll Up