Fotografia: DM

Trabalhadores cristãos aprovam plano para dignificar o trabalho

O Movimento de Trabalhadores Cristãos lançou o alerta para o agravamento das condições de trabalho durante a pandemia

Carla Esteves
24 Out 2021

A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos – LOC/MTC  aprovou, ontem, um projeto de plano de ação para “Dignificar o Trabalho – combater o “precariado”, uma nova palavra nascida da conjugação das palavras “precariedade” e “proletariado”. Segundo a LOC/MTC nos últimos dois anos, e em consequência da pandemia de Covid-19 a vida dos trabalhadores tem sido marcada pelo ressurgimento da ausência de vínculos laborais permanentes e estáveis, empregos incertos e inseguros, baixos salários, horários longos e ausência de contratos de trabalho efetivo, uma situação que torna urgente uma tomada de posição e um plano de ação efetivo.

A iniciativa foi apresentada durante a Assembleia Diocesana da LOC/MTC, contando com a presença do Arcebispo de Braga, que solicitou aos membros da LOC que levem o programa pastoral da Arquidiocese de Braga para o mundo do trabalho, recomendando que, como bons samaritanos, «cuidem das feridas do mundo laboral».

Um dos pedidos que D. Jorge Ortiga dirigiu à LOC foi precisamente que dêem ao plano de atividades a “cor” do programa pastoral, levando-o até ao mundo empresarial.

«É hora de recomeçar, de arregaçar as mangas, com toda a prudência, ponderação e resiliência!», pediu D. Jorge, vincando a importância da ação e da comunhão de trabalho entre os grupos da Arquidiocese, após um período mais disperso de pandemia.

Além de atenção e planificação, o  Arcebispo de Braga pediu “gestos” efetivos, ações e cuidados com os que sofrem no mundo do trabalho.

«Não me venham dizer que não há muitas feridas no mundo laboral! É preciso cuidar dessas feridas, não apenas a falta  de dignidade no trabalho, os horários longos, mas também as feridas da fraternidade, as relações nos locais de trabalho», afirmou.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up