Vídeo: Nuno Cerqueira

Leader a liderar há 30 anos.

Nuno Cerqueira
1 Novembro 2021

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, destacou o contributo do programa Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural (LEADER), sublinhando que nos últimos 30 anos este programa permitiu «dar apoio a mais de trinta mil projetos ao serviço do mundo rural», valorizando, criando e mantendo «milhares de postos de trabalho».

Em 30 anos o programa LEADER foi responsável por mais de 50 milhões de euros de investimento, de um conjunto e 700 projetos apoiados. O último programa do LEADER, que começou em 2015 e encerra em 2023, já tem mais de 200 projetos apoiados, ascendendo aos 19 milhões de euros. Estima-se ainda que são mais de mil empregos criados, dando uma dinâmica económica importante para a região, combatendo a desertificação do território e encurtado distâncias para os grandes centros.

Em declarações ao Diário do Minho à margem do evento de celebração dos 30 anos do LEADER, e que foi organizado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima (ADRIL) e pela Federação Minha Terra, no Mosteiro de Refoios em Ponte de Lima, a Ministra disse que o LEADER revelou-se «um instrumento programático de grande sucesso mobilizador das nossas comunidades, potenciador da identidade territorial da valorização dos nossos recursos endógenos, contribuindo também para a fixação das populações».

Já numa visão global, a governante não teme que o recente chumo do Orçamento Estado venha a afetar os programas previstos para apoio à agricultura, até porque, e como explicou, existem «timings».

«A Comissão Europeia apresentou há três anos uma reforma para a política agrícola comum e só no final de junho deste ano é que conseguimos chegar a acordo durante a presidência portuguesa, que será aprovado no Parlamento Europeu durante o mês de novembro. Não vejo que a situaçãopolítica que o paós vive altere isso», disse, dando nota que nos últimos dois anos têm estado a trabalhar para construir o Plano Estratégico para ser implementado a partir de janeiro de 2023.


Outros Vídeos

Scroll Up