Fotografia: DM

Caminhos de Santiago divulgados em fórum internacional

Fairway decorre em Santiago de Compostela.

Luísa Teresa Ribeiro
9 Nov 2021

O Turismo do Porto e Norte de Portugal está a marcar presença na quarta edição da Fairway – Fórum do Caminho de Santiago, que termina hoje, no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza, em Santiago de Compostela, convidando operadores turísticos de todo o mundo a promoverem programas para peregrinos nesta região.

A promoção dos caminhos que atravessam a região e das potencialidades turísticas do território que está a ser feita no certame foi complementada com uma viagem de operadores turísticos e jornalistas internacionais pelo Caminho Português da Costa. 

© CM Ponte de Lima

© CM Valença

Ao mesmo tempo que este grupo de profissionais de turismo de diversas nacionalidades fazia o percurso entre o Porto e Santiago de Compostela, outro percorria uma parte do Caminho Inglês. A comitiva incluía agentes que trabalham em mercados como o espanhol, português, escocês, luxemburguês, norte-americano ou australiano.

A Fairway é um certame dedicado aos Caminhos de Santiago, que apresenta uma parte de exposição dos destinos turísticos, uma vertente de debate e uma área de formação para agentes do setor. O programa de domingo, primeiro dia do certame, foi aberto ao público em geral, com atividades de animação, sendo as iniciativas de ontem e de hoje direcionadas para profissionais.

Promovido desde 2015 pelas empresas Trevisani, Viloria e Mr. Turismo, o certame apresenta uma feira com cerca de 80 expositores, em que Portugal está representado pelos stands do Porto e Norte; Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, onde Tomar deliciou os visitantes com os doces de ovos e o licor templário; Visit Fátima; Turismo do Centro de Portugal; e Caminhos do Alentejo e Ribatejo.

Entre os destinos turísticos em destaque estão as comunidades autónomas espanholas por onde passam os Caminhos de Santiago, designadamente Castela e Leão, Astúrias, Cantábria, País Basco, Aragão, Navarra, La Rioja ou Catalunha, assim como localidades como Caldas de Reis (concelho geminado com Vizela), Pontevedra, Cáceres, Ourense ou Lugo.

No certame também é possível encontrar uma panóplia de empresas, que apresentam produtos e serviços tão diversificados como mobiliário, vestuário, joalharia, transporte de mochilas, visitas guiadas, programas animação ou gelados inspirados nos sabores jacobeus, como gelado de Tarte de Santiago. 

Entre os expositores há também um stand dedicado à proteção dos animais no Caminho de Santiago, onde é possível encontrar “credenciais” para os cães que acompanhem os seus donos no percurso até Santiago de Compostela e o alerta para que os peregrinos não deixem que os cães das localidades por onde passam os acompanhem, pois muitos deles têm donos e afastando-se de casa acabam por se perder e por se tornar animais vadios. 

Toda a informação sobre esta quarta edição do encontro pode ser consultada aqui.





Notícias relacionadas


Scroll Up