Fotografia: DR

Fátima é “sinal de esperança” em tempo conturbado

Considera a vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, Ângela Coelho-

Redação/Lusa
13 Nov 2021

A vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, Ângela Coelho, considerou hoje que Fátima “continua a ser um sinal de esperança” nos tempos conturbados que se vivem devido à pandemia de covid-19.

A religiosa, que está a orientar até domingo a 15.ª edição do urso sobre a Mensagem de Fátima, que conta com 320 participantes, considerou que “o reiterado interesse nesta mensagem não é de estranhar, porque sobretudo em tempos de pandemia e pós-pandemia, em que o ritmo da vida está a voltar ao normal, mas é ainda pautado por muita incerteza e falta de confiança no futuro, Fátima continua a ser um sinal de esperança”.

“As dificuldades que vivemos neste último ano podem ser iluminadas pela mensagem que Nossa Senhora aqui trouxe, uma vez que tudo quanto ela pediu e mostrou confere um sentido às nossas existências e dá possibilidade de as nossas vidas conterem um horizonte mais alargado”, disse Ângela Coelho à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Esta médica, religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, dá a conhecer, nos três dias de formação – que se iniciou na sexta-feira -, “os acontecimentos e os protagonistas de Fátima”, faz “um enquadramento teológico das aparições” e aborda “a importância e o significado permanente de Fátima”.

O curso, que decorre no Centro Pastoral Paulo VI, “destina-se aos devotos e peregrinos de Fátima, aos agentes da pastoral dos mais diversos âmbitos, aos colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos e aos cristãos interessados em conhecer melhor a espiritualidade de Fátima”, segundo informação do Santuário.

A importância da oração do rosário, o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo, a pedagogia do segredo e a reparação como convite a participar na ação salvífica de Deus são alguns dos temas em destaque durante os dias da formação, nos quais é dado também destaque à biografia e perfil espiritual dos videntes de Fátima.

“A proposta formativa pretende dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima, na perspetiva do seu significado de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria e sistematizando aspetos temáticos, teologicamente enquadrados, numa relação dialógica com questões específicas da vida cristã”, adianta o Santuário.

O primeiro Curso sobre a Mensagem de Fátima aconteceu em junho de 2013.





Notícias relacionadas


Scroll Up