Fotografia: Avelino Lima

D. Jorge Ortiga apela à renovação da comunidade paroquial

D. Jorge Ortiga falou hoje, em Lemenhe, de uma remodelação espiritual, que nunca acaba.

Rita Cunha
14 Nov 2021

A inauguração das obras de remodelação da igreja paroquial de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão, ficou hoje marcada pelo apelo do Arcebispo de Braga à «renovação da comunidade paroquial». «A remodelação física está feita. Agora, nos tempos que correm, é necessária uma outra remodelação espiritual, a qual nunca acaba», referiu aos fiéis que lotaram o espaço num dia que foi de festa.

Não menosprezando as obras de remodelação física que dão agora à igreja melhores condições e dignidade para as celebrações e manifestando gratidão pelo empenho da comunidade na sua concretização, D. Jorge Ortiga lembrou os «novos desafios» aos quais a Igreja tem de dar resposta.

«No passado, a religião era muito repetitiva, estava tudo feito, mas agora a Igreja está perante grandes desafios aos queis tem de responder e cada paróquia tem de concretizar e investir energias na remodelação espiritual da Igreja para que seja corpo místico de Cristo», disse, lambrando que «a Igreja é a presença de Deus na sociedade indicando caminhos novos para que esta seja melhor».

Nesse sentido, o Arcebispo de Braga pediu aos presentes para que trabalhem na renovação da comunidade paroquial na qual estão envolvidos. E lembrando que «para muitos a Igreja começa a ser mal interpretada», sustentou que «não podemos ter medo do que é dito, mas afirmar algo diferente, aquilo que nós somos».
Para D. Jorge Ortiga, este apelo à renovação espiritual deve ter como ponto de referência o «querer ser uma Igreja Sinodal», isto é, «que se deixa conduzir pelo Espírito Santo».





Notícias relacionadas


Scroll Up