Vídeo: ES Carlos Amarante

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com ação de campanha na ESCA.

Nuno Cerqueira
23 Novembro 2021

Alunos do 12ºano de várias turmas da Escola Secundária Carlos Amarante avançam para uma ação de sensibilização tendo como pano de fundo o dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

«A data celebra-se anualmente, com o intuito de alertar para um problema que atinge mulheres de todo o mundo. A Escola Secundária Carlos Amarante associa-se a esta preocupação e todos os anos assinala esta data para que toda a comunidade tenha consciência de um problema que cada vez mais afeta as famílias portuguesas», frisa em comunicado a escola, referindo que «em Portugal, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres e em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica».

Conscientes deste flagelo, alunos das turmas E, B, C e O do 12º ano realizaram trabalhos que procuraram alertar a comunidade para este flagelo.

«Orientados pela professora Ana Maria Pereira, os jovens espalharam informação sobre esta temática pela escola (cartazes, desdobráveis, flyers) tendo todo o trabalho culminado com a realização de um vídeo onde se mostra o drama vivido por milhões de mulheres, um pouco por todo o mundo, mostrado a toda a comunidade escolar, na página da escola e nas salas das diferentes turmas que frequentam a escola. A educação dos jovens nas escolas sobre esta temática pode reduzir os índices de violência contra as mulheres, com informações e debates que consciencializem todos, educando no presente para que um futuro diferente seja já amanhã», destaca ainda o comunicado.

A ação ganha ainda particular dimensão, tendo em conta o contexto de quase dois anos marcados pela pandemia.

«A violência exercida contra as mulheres continua a crescer e os últimos tempos obrigaram muitas mulheres a conviver com os seus agressores, confinadas ao mesmo espaço, com o medo nos olhos e a dor no corpo e na alma», lê-se ainda, vaticinado a nota com apelo: «momento em que procuramos erradicar uma pandemia que deixa marcas que nunca serão esquecidas, aliemos a essa luta uma outra e tentemos eliminar a pandemia silenciosa da violência contra a mulher».

 


Outros Vídeos

Scroll Up