Fotografia: DR

“Giving Tuesday” – Um dia reservado à solidariedade

A”Giving Tuesday” é um movimento criado em 2012 pelo centro cultural Belfer para a Inovação e Impacto Social, em Nova Iorque, em parceria com a Fundação das Nações Unidas, e pretende ser o dia dedicado à solidariedade,

Pedro Vieira da Silva
23 Nov 2021

No próximo dia 30 (terça-feira) assinala-se o “Giving Tuesday”, iniciativa que pretende levar as pessoas, pelo menos durante um dia, a serem solidárias.

A data comemora-se no dia 30 mas o processo, que conta com o apoio de várias instituições, já está em “andamento” há meses.

A Oikos integra a iniciativa com a Campanha de Natal designada “Estamos a alimentar sonhos em Moçambique”.

A”Giving Tuesday” é um movimento criado em 2012 pelo centro cultural Belfer para a Inovação e Impacto Social, em Nova Iorque, em parceria com a Fundação das Nações Unidas, e pretende ser o dia «dedicado à solidariedade», pode ler-se no site oficial do promotor do evento em território português.
«Celebrar e incentivar a doação», este é o lema do Giving Tuesday, que «surgiu por contraposição aos dias frenéticos de compras do “Black Friday” e “Cyber Monday”, e que, rapidamente, se propagou a vários países, sendo hoje em dia considerado o maior movimento mundial de solidariedade», pode ler-se numa nota da Oikos enviada às redações.

«Alimentar sonhos em Moçambique com o Giving Tuesday: o dia em que o Mundo se une para doar. Portugal vai voltar a juntar-se a milhões de pessoas no mundo inteiro num ato único de generosidade e solidariedade. (…) As redes sociais vão ser arrebatadas em todos os países e uma enorme vaga de sensibilização vai contagiar todas as pessoas a agir e apoiar a causa que mais as toca. Qualquer ajuda, por pequena que possa parecer, faz toda a diferença», destaca a OIKOS, que tem sede em Oeiras e que conta com uma delegação única em Braga.

«A Oikos tem uma delegação em Braga há muitos anos, com grande apoio e envolvimento do Município, em particular na área de educação, sensibilização e empregabilidade juvenil», junta a nota. «Todas as organizações sociais são convidadas a participar no Giving Tuesday e a Oikos, ONG portuguesa com delegação em Braga, respondeu de forma positiva a este desafio», lê-se na nota.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up