Fotografia: DR

Diocese de Braga prepara vinda de jovens de Clermont-Ferrand para a JMJ 2023

Grupo francês está de visita a Braga para se inteirar do programa e organização de Dia nas Dioceses.

Jorge Oliveira
8 Jan 2022

Um grupo de jovens da cidade francesa de Clermont-Ferrand está de visita à Arquidiocese de Braga, no âmbito da preparação da semana anterior à Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa.

Alberto Gonçalves, coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens, disse ao Diário do Minho que a comitiva, constituída por quatro pessoas, está na Cidade dos Arcebispos para tomar conhecimento do esboço do programa da semana dos Dias Nacionais nas Dioceses e abordar questões organizacionais e logísticas.

A Arquidiocese de Clermont-Ferrand tenciona  participar em Braga, nas também conhecidas por pré-jornadas, com um grupo numeroso de pessoas.

«Aproveitamos logo o primeiro dia para uma reunião de trabalho. Estivemos reunidos durante três horas e houve questões de parte a parte, até porque a Arquidiocese de Clermont-Ferrand conta trazer 30 ou 40 pessoas com limitações intelectuais e físicas e nós temos que ter isso em conta no acolhimento, temos que nos organizar nesse sentido», revelou Alberto Gonçalves.

Além de jovens de Clermont, a Arquidiocese de Braga deverá acolher naquela semana jovens de Nanterre e de mais duas ou três dioceses francesas.

O coordenador da Pastoral dos Jovens de Braga prefere não revelar os nomes por ainda não haver confirmação. Ontem, realizou-se em Paris uma reunião com representantes de todas as dioceses francesas para preparação da sua vinda a Portugal para a JMJ 2023.

À Arquidiocese de Braga também já chegaram pedidos, para participar nas pré-jornadas, de Espanha, Polónia, Luxemburgo, Brasil e até do Mónaco.  

A comitiva de Clermont-Ferrand chegou a Braga ontem e regressa a França na próxima segunda-feira.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up