Fotografia: DR

Paróquias de Fafe e Fornelos iniciam processo sinodal em encontro entre comunidades

Párocos convidam à participação de todos quantos querem «caminhar juntos» em Igreja.

Jorge Oliveira
12 Jan 2022

As Paróquias de Santa Eulália de Fafe e de Santa Comba de Fornelos vão realizar, na noite do dia 21 de janeiro, um encontro de reflexão comunitária interparoquial para dar a conhecer o processo do Sínodo (2021-2023), proposto pelo Papa Francisco, e o modo como vai decorrer nas paróquias.

O encontro terá lugar no salão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Fafe, e destina-se mais diretamente aos paroquianos que exercem naquelas comunidades algum ministério ou serviço, seja na Liturgia (Acolhimento, Leitores, Cantores, Zeladores ou Sacristães), na Caridade (Conferências Vicentinas, Ministros Extraordinários da Comunhão) ou na Evangelização (catequistas e animadores).

Estão convidados também a participar os membros de movimentos de apostolado com expressão naquelas duas paróquias – Cursistas, Escuteiros, Grupo de Jovens Criar Asas, LIAM (Liga Intensificadora da Ação Missionária), Legião de Maria, Apostolado de Oração, CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio), ENS (Equipas de Nossa Senhora) – bem como os membros dos Conselhos Pastoral e Económico, os responsáveis das Zonas e Capelas e os membros da Confraria do Santíssimo Sacramento.

O encontro está aberto  ainda a todos os demais interessados em «caminhar juntos» em Igreja .

«Queremos viver este processo com todos e para todos», afirmam os  padres José António Carneiro e Vítor Araújo, no mais recente número do boletim paróquia de Fafe, “Igreja Nova”.

O Sínodo 2021-2023, com o lema “Por uma Igreja Sinodal. Comunhão, Participação, Missão” está na fase Diocesana, dando oportunidade às comunidades paroquiais de refletirem e participarem em espírito sinodal com propostas para uma “Igreja nova”, uma Igreja renovada.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up