Fotografia: DR

Câmara de Celorico apoia 1300 famílias com Tarifa Social da Água

Medida traduz-se em 10,35 euros de poupança mensal.

Redação
14 Jan 2022

A Câmara Municipal de Celorico de Basto aprovou, em reunião do executivo, a atribuição da Taxa Social da Água a cerca de 1.300 consumidores domésticos, num total de 5028 existentes no concelho. 

Num comunicado à imprensa, a autarquia refere que a medida abrange os beneficiários do complemento solidário para idosos, do rendimento social de inserção, do subsídio social de desemprego, do abono de família, da pensão social de invalidez, da pensão social de velhice e «ainda os clientes finais cujo agregado familiar tenha um rendimento anual igual ou inferior a 5.808 euros acrescido de 50% de cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento». 

Estes consumidores representam mais de 25 % do total de consumidores domésticos. O apoio

A Tarifa Social da Água «consta da isenção da tarifa fixa de abastecimento da água, no valor de 6,071 euros, e do desconto a incidir sobre o preço a pagar por metro cúbico da água fornecida, mediante a fixação do preço previsto para o 1.º escalão (0,6973€ m3), até ao consumo de 10 m3. O que perfaz um apoio 10,35€ por mês para os 1300 consumidores domésticos», explica a autarquia. 

O executivo aprovou ainda, na reunião do executivo de ontem, a gratuidade dos transportes escolares para todos os alunos até ao 12º ano.

A medida abrange todos os alunos que frequentem o secundário em Celorico de Basto, independentemente do escalão do subsídio escolar e de estudar fora do concelho. 

 





Notícias relacionadas


Scroll Up